Pular para o conteúdo principal

Segue o relatório de nossa 5° sessão ordinária

Na última quarta-feira (25) de maio tivemos nossa 5° sessão ordinária.

Fomos recebidos pelo Confrade Diretor-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Dr. Paulo Eduardo Costa, que entregou alguns convites de eventos da instituição e realizou a abertura conforme o rito da casa.

Segue as resoluções:

• O crachá será solicitado para a Prefeitura

O Presidente, Mateus Willians Batista Gomes (Titular – Cadeira Partidária), informou que a mesa diretora irá analisar a possibilidade de impressão dos crachás junto a Prefeitura Municipal de São Vicente, visto que alguns conselheiros não possuem condição financeira para tal. Foi explicado que o Crachá será ferramenta para fiscalizações por parte dos conselheiros, e para ser reconhecido dentro de ambientes que estejam representando o CMJSV. Foi decidido que valor arrecada até então (R$ 73,50) para a impressão do crachá, será revertido para ações do CMJSV.

• Dia do Vota Juventude, um sucesso com boas parcerias

A Assessora Municipal da Juventude, Geovana Albuquerque, explicou a ação do “Dia do Vota Juventude”, que foi feita em forma de competição entre os grêmios estudantis por meio de paródias musicais com os temas “Vota Juventude, Democracia e Protagonismo Jovem”, o ganhador foi a E.E. Yolanda Conti, onde os alunos participantes receberam convites para uma sessão de cinema no Cine Roxy. A solenidade de entrega dos ingressos e certificados foi realizada no Cine Roxy SV, e contou com a participação dos Conselheiros, Elias Julio Santos (Suplente – Cadeira Partidária), Mateus Willians Batista Gomes (Titular – Cadeira Partidária) e Andresa Rita do Carmo Santos (Titular – Cadeira de Trabalho e Renda).

• Exoneração compulsória de Conselheiros

A votação para desligamento compulsório de Conselheiros foi baseada no artigo 13°, parágrafos 1 e 2 do Regimento Interno. O Presidente, Mateus Willians Batista Gomes (Titular – Cadeira Partidária) explicou que muitos já solicitaram saída, e não entregaram a carta de "renúncia", bem como não foi entregue as justificativas de acordo com o Regimento Interno. Por maioria absoluta foi aprovada a perda de mandato dos seguintes, como segue abaixo:

Juliana Beatriz da Silva – Titular – Cadeira da Juventude Religiosa
Diego Vieira Ricardo – Titular – Cadeira do Movimento Cultural
Stefany Xavier Ribeiro de Andrade – 1° Suplente – Cadeira do Movimento Cultural
Lucas Vinicius Menezes de Jesus Martins - 1° Suplente – Cadeira do Movimento Esportivo
Kidauana Regina Alves - 2° Suplente – Cadeira do Movimento Esportivo

Foi realizada a entrega de carta “renúncia” (segue em anexo nesta ata), pelos seguintes, como segue abaixo:

Sarah Ruth Almeida Fernandes dos Santos – Titular – Cadeira do Movimento Esportivo
Nycholas Martins – Titular – Cadeira de Portadores de Necessidades Especiais
Antônio Augusto Correia Lopes - 1° Suplente – Cadeira de Portadores de Necessidades Especiais
Jessica da Silva Martins - 1° Suplente – Cadeira de Promoção de Igualdade Racial

As ponderações e decisões, serão encaminhadas a Gestão dos Conselhos, para que, seja realizado os trâmites para ocupação das cadeiras em vacância, em nível “Titular e Suplente” da Sociedade Civil e do Poder Público.

• Aprovado o Relatório Final, da Comissão de Políticas Públicas

O Coordenador da Comissão de Políticas Públicas, Elias Julio Santos (Suplente – Cadeira Partidária), explicou rapidamente sobre a construção do Relatório Final do Anteprojeto de Lei das PPJs. Logo após procedeu-se a votação.

A votação foi encaminhada ao plenário no qual, foi APROVADA, não obtendo acréscimo ou alteração.

Um ofício será encaminhado a Assessoria Especial da Juventude informando sobre a aprovação, e a documentação será entregue em reunião oficial.

• Aprovado o novo Regimento Interno do Conselho Municipal da Juventude

O Coordenador da Comissão Provisória de Análise do Regimento Interno, Elias Julio Santos (Suplente – Cadeira Partidária), explicou rapidamente sobre as mudanças propostas, bem como as edições feitas conforme a última sessão. Logo após procedeu-se a votação.

A votação foi encaminhada ao plenário no qual, foi APROVADA, não obtendo acréscimo ou alteração.

A documentação será encaminhada a Assessoria Especial da Juventude e a Gestão dos Conselhos, em via ofício em anexo, para analises e oficialização.


Nathan Lopes
Secretário de Comunicação


(O CMJSV reuniu-se na Casa do Barão, sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente)