Pular para o conteúdo principal

Palestra sobre educação financeira fecha programação da Semana da Juventude de São Vicente

 Professor da ETEC Ruth Cardoso, Leonardo Novaes deu dicas sobre como administrar a renda de forma planejada



São Vicente, 19 de agosto de 2022


Estudantes, estagiários, aprendizes e jovens que estão iniciando uma carreira profissional assistiram na tarde desta sexta-feira (19) à palestra com o tema “Geral conectado com a educação financeira”, ministrada pelo professor da ETEC Ruth Cardoso, Leonardo Novaes. A apresentação realizada no auditório do Espaço Multicultural (Praça Vinte e Dois de Janeiro - Centro) marcou o encerramento da programação da Semana da Juventude de São Vicente, promovido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e apoio da Diretoria de Ensino.

Autor do livro Empreenda Já e professor de cursos de Gestão, Novaes falou da necessidade de se manter o controle sobre os gastos, proporcionando uma vida financeira mais saudável e com possibilidade de se alcançar objetivos que, muitas vezes, parecem distantes, mas que se tornam realizáveis quando se traça um planejamento.

Outro foco foi o consumismo desenfreado, que leva uma pessoa a contrair dívidas. Entre as “armadilhas” citadas pelo palestrante estão a total falta de noção dos gastos, o uso descontrolado do cartão de crédito, a compra realizada por impulso e a utilização do chamado cheque especial.

Vice-presidente do grêmio estudantil da EMEIEF Duque de Caxias, Luana Sena, 13 anos, aprovou o tema escolhido. “É um assunto importante para levar aos demais alunos da escola e até mesmo para os professores”, disse a gremista, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental.

Representando o Conselho Municipal da Juventude, Elias Julio Ferreira, 18 anos, também teceu elogios. “Educação financeira é algo muito pertinente, em especial para quem está começando a engrenar no mercado de trabalho. A Semana da Juventude foi repleta de atividades, e a finalização com este tema foi de grande valia para os jovens”.

Ao término da palestra, Novaes pontuou que o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, com um índice altíssimo de pessoas endividadas. “Por mais que o governo dê incentivos para o jovem ingressar no mercado de trabalho, pouco adianta se ele não souber administrar o dinheiro, o que acaba se transformando em um problema”.

A assessora municipal de Políticas da Juventude, Geovana Albuquerque, comemorou a realização da edição 2022 da Semana da Juventude. “Tivemos uma programação com uma agenda repleta de atividades e fico feliz que avançamos em relação à edição do ano passado”, disse ela, completando que assuntos colocados em pauta, como política, direitos, violência contra a mulher e finanças, devem estar cada vez mais presentes na vida do jovem. “Vamos repetir o evento no próximo ano, trazendo, cada vez mais, assuntos pertinentes à juventude”.

Balanço - Realizada entre 12 e 19 de agosto, a Semana da Juventude de São Vicente foi marcada por exposições, capacitações e palestras. Com o tema “Conexões”, a programação incluiu a ‘Feira da Oportunidade - Conexões com o Futuro’, no Ginásio Dondinho, e palestras no Espaço Multicultural.



Por Renato Pirauá.